Como garantir seus direitos nas compras online?

Em função do isolamento social trazido pela pandemia, o setor de compras online cresceu consideravelmente.


Entretanto, com este expressivo aumento da procura, é essencial não só aproveitar as facilidades disponíveis, mas também estar atento aos direitos do consumidor quando se trata de comprar pela internet.

Conheça os principais direitos do consumidor:

Com a facilidade que as compras online proporcionam, ainda mais nos dias atuais, tais negócios vêm se aprimorado e expandindo de diversas formas. Porém, da mesma forma que você faria em uma loja física, deve-se prestar atenção aos mínimos detalhes no momento da aquisição.

Por isso, listamos neste artigo alguns direitos básicos do consumidor ao fazer compras online, vejamos:


Informação adequada

Antes de realizar a sua compra, observe se todos os dados da empresa, como contato, CNPJ e endereço físico estão visíveis. Isso é importante para garantir a seriedade da empresa.

Fique atento também aos termos e condições de uso do site. Considere que eles vão garantir o conhecimento de todo o procedimento da loja que você está comprando.

Além disso, cheque se o produto escolhido apresenta as informações essenciais, como tamanho, formas de uso, dentre outros.


Atendimento facilitado

O prazo para atendimento de consumidores online é de 5 dias, sendo que esses dias valem tanto para o primeiro contato, quanto para resolver todo o problema que o cliente tenha com a empresa.

Por isso, a demora excessiva na resposta e resolução do problema do produto adquirido de forma online não é apenas um incomodo, mas também uma violação da lei.


Direito à entrega

Em muitas compras online ocorre o descumprimento do prazo de entrega estipulado no site. Inclusive, essa é uma das principais reclamações dos consumidores.

Normalmente, os serviços de entrega são terceirizados e não fornecem um serviço transparente onde o cliente possa acompanhar as movimentações da sua compra.


Entretanto, é dever da loja oferecer prazos para o cliente, onde tem que informar a data máxima para a entrega do produto e cumprir com o combinado.

E caso este prazo seja ultrapassado, o consumidor pode cancelar a compra feita sem prejuízos para ele, sendo recomendado tentar entrar em contato para tratar do problema diretamente com a empresa.


Importante destacar que, se a compra for entregue, ele deverá recusá-la, ou a empresa pode gerar novamente a cobrança por este, já que o cliente abriu mão do cancelamento.


Direito ao arrependimento

Muitos consumidores possuem dúvidas a respeito da possibilidade de se desistir de uma compra online.

O procedimento é simples, porém, para cancelar a compra e ter seu dinheiro de volta, é importante estar atento à algumas informações.

Conforme delimita o direito do arrependimento, o consumidor tem direito de desistir ou cancelar sua compra online em até sete dias do recebimento do produto.

Caso o produto não tenha sido utilizado, a devolução pode ser realizada sem custos e sem a justificativa do motivo.

Destaca-se que o direito ao arrependimento, é um exclusivo para aqueles que fazem compras online, sendo que o consumidor deve receber o reembolso total do produto, incluindo até o valor do frete.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo