É possível contratar uma consultoria jurídica on-line?

Muitas pessoas acreditam que a consultoria jurídica preventiva exige um investimento substancial e, portanto, evitam a contratação dela. No entanto, com o aconselhamento jurídico online, a situação mudou.

Alguns escritórios já vêm seguindo as tendências jurídicas porque descobriram uma forma de oferecer soluções modernas e ágeis aos seus clientes através dos serviços online. Principalmente com o momento que vivemos atualmente, onde a pandemia ocasionou o distanciamento social e a priorização dos serviços realizados de maneira remota.

Inclusive, a situação de saúde atual também veio acompanhada de diversas incertezas e problemas jurídicos, demonstrando a importância de se contratar uma consultoria jurídica.


O que é a consultoria jurídica?

Na consultoria jurídica você busca um escritório especializado para desenhar a estratégia jurídica do seu negócio, esclarecer dúvidas, realizar a análise das fortalezas e fraquezas da companhia, buscar aconselhamento sobre procedimentos judiciais e extrajudiciais, realizar os cálculos e provisionamentos, como exemplo os de uma rescisão de contrato etc.

Ela pode ocorrer antes do litígio, para evitá-lo, ou até mesmo quando já há um processo judicial ou administrativo em andamento.

Por isso, esse tipo de trabalho oferece uma praticidade tremenda. Os proprietários de pequenas empresas, por exemplo, geralmente acumulam muitas funções. Portanto, contar com serviços que possam esclarecer dúvidas e problemas no momento em que os empresários precisam deles pode facilitar o seu dia a dia e permitir que eles se concentrem nos assuntos mais relevantes do seu negócio.

Normalmente, essa consultoria pode ser feita por hora, tarefa ou contrato fixo mensal. Às vezes, o tempo de serviço deste último não é limitado.


Quais os benefícios da consultoria jurídica on-line?

Com a consultoria jurídica on-line, não há mais restrições geográficas. Portanto, mesmo que o advogado que você deseja não tenha um escritório no mesmo local da sede da empresa, é possível contratá-lo e obter o serviço do profissional desejado.

Além do mais, como as ferramentas on-line permitem o contato direto e promovem um manejamento muito mais prático no dia a dia de advogados e empresários, a prestação dos serviços se torna muito mais rápida. Além de esclarecerem questões específicas, os empreendedores também podem acessar arquivos armazenados na nuvem e podem consultá-los a qualquer momento.

Assim, não há necessidade de viajar e ambas as partes podem economizar tempo e custos de transporte. Além de evitar problemas de trânsito e os perigos potenciais que sempre existem na cidade.

Por fim, importante destacar que em relação à eficiência do trabalho, não há diferença. Por se tratar de um diálogo sobre questões burocráticas e não exigir atividades mais práticas, a assessoria jurídica virtual não é, de forma alguma, inferior a uma consulta presencial.


Como contratar uma consultoria jurídica on-line de modo seguro?

Encontrar um advogado na Internet pode não ser uma tarefa tão complicada, pois existem muitos profissionais que prestam esse tipo de assistência de modo digital. Porém, assim como a contratação de outros serviços, o cidadão precisa conhecer alguns detalhes antes de assinar o contrato.

É importante realizar uma investigação prévia sobre os profissionais que deseja contratar. Você pode pesquisar o registro nacional de advogados usando o número da OAB do advogado. Se não houver esse número, você pode pesquisar o nome do profissional ou o nome do escritório de advocacia.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Ferragut Muzel Advogados

Rua Santos Dumont, 370  

Centro  

Vinhedo - SP

TEL: (19)3826-3337